sábado, 28 de maio de 2011

O modelo tecnicista de educação

Segundo Demerval Saviani:

"A partir do pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advogou a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional. De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretendeu-se a objetivação do trabalho pedagógico. Buscou-se, então, com base em justificativas teóricas derivadas da corrente filosófico-psicológica do behaviorismo, planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência. Se na pedagogia tradicional a iniciativa cabia ao professor e se na pedagogia nova a iniciativa deslocou-se para o aluno, na pedagogia tecnicista o elemento principal passou a ser a organização racional dos meios, ocupando o professor e o aluno posição secundária. A organização do processo converteu-se na garantia da eficiência, compensando e corrigindo as deficiências do professor e maximizando os efeitos de sua intervenção".
A pedagogia tecnicista surge nos Estados Unidos na segunda metade do século XX e chega ao Brasil entre as décadas de 60 e 70, inspirada nas teorias behavioristas da aprendizagem, onde dever-se-ia moldar a sociedade à demanda industrial e tecnológica da época.

Esta Pedagogia encontrava-se de acordo com o modelo capitalista, fazendo parte de sua engrenagem e com o objetivo de, dentro deste sistema, formar indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho.
O professor não era valorizado, assim como o aluno também não era, mas sim a tecnologia, a indústria, o capital. O professor torna-se o especialista, responsável por "passar" ao aluno verdades científicas incontestáveis. Ou seja, a escola não trabalhava a reflexão e criticidade nos alunos.
Esta proposta foi utilizada no período do regime militar do país, onde era necessário formar mão-de-obra para o mercado de trabalho. Aqui temos o formato behaviorista de ensino, onde eram utilizados estímulos, reforços negativos e positivos para se obter a resposta desejada, moldando o comportamento do sujeito, de forma a controlar a conduta individual. Era ensinado apenas o necessário para que os indivíduos pudessem atuar de maneira prática em seus trabalhos.

Os conteúdos estavam embasados na objetividade do conhecimento e os métodos eram programados passo-a-passo, com uso de livros didáticos, principalmente.

O diálogo entre professor e alunos era apenas técnica, com o intuito de transmitir o conhecimento de maneira eficaz.

A avaliação estava pautada na verificação formal, analisando a realização dos objetivos propostos.

Este tipo de pedagogia ainda é vista nos dias de hoje em muitos cursos, onde nota-se forte utilização  de manuais didáticos, permanecendo o caráter instrumental e técnico.

Abaixo, um trecho do filme "Tempos Modernos", de Charlie Chaplin.

35 comentários:

  1. É impressionante verificar que ainda hoje existem escolas com métodos tecnicistas, mas o pior de tudo é saber que ainda hoje há professores que se submetem a esse método, não por princípios mas por comodismos...

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    1. Mais que ajudou a somar os princípios hoje estabelecidos..

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    3. O problema não está no professor, é fácil culpar alguém. Seguir a linha da sociedade assim como ela e exigir que os outros mudem talvez seja um tipo hipócrita de estabelecer críticas ao modelo de educação. Esse modelo é o que a sociedade exige, que a sociedade fabrica. Quem dera nós professores se fossemos capazes de mudar a educação.

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    4. Nós professores podemos e devemos mudar a educação, somos os únicos capacitados pra isso. Afinal, sem o educador não existe a sociedade, o educador forma desde o presidente ao traficante, a mudança vem de baixo,da formação que você oferece quando entra numa sala de aula, a mudança começa aqui no chão da sala de aula pois nós formamos o futuro, o futuro é a nação que passa por nossas salas diariamente. A culpa não é de nós professores, é da nossa classe e do nosso pensamento de se acomodar com tal circunstancia que vivemos sem visar um amanhã melhor por achar que não podemos fazer nada.

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    5. É necessário a coladoração de ambas as partes, se aluno e sua família não deseja o professor pouco pode fazer , hoje existem direitos para os alunos e sua família, mas os deveres não pode ser exigidos pois eles direm que atacam a dignidade do aluno. Um professor se for ameaçado por um aluno de seus 15 ou 16 anos nada acontece com ele pois o estado acha que ele é uma vítima da sociedade mas se um professor falar alto com um aluno ele é chamado a atenção e muitos diretores até não querem ele mais na escola.O padrão tecnicismo tem seus defeitos mas ninguém pode negar que foi uma educação que formou muitos cidadãos de bem e continua formando

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    6. É necessário a coladoração de ambas as partes, se aluno e sua família não deseja o professor pouco pode fazer , hoje existem direitos para os alunos e sua família, mas os deveres não pode ser exigidos pois eles direm que atacam a dignidade do aluno. Um professor se for ameaçado por um aluno de seus 15 ou 16 anos nada acontece com ele pois o estado acha que ele é uma vítima da sociedade mas se um professor falar alto com um aluno ele é chamado a atenção e muitos diretores até não querem ele mais na escola.O padrão tecnicismo tem seus defeitos mas ninguém pode negar que foi uma educação que formou muitos cidadãos de bem e continua formando

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  2. Ainda, bem que vivemos em uma outra era. Mas, conforme já fo mencionado ainda assim, carregamos conosco os resquício de uma era ditadora, mecânica..

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  3. Questiono até onde o tecnicismo é ruim? E o que aproveitável pode ser. Não estou fazendo apologia, porém estou medindo os pós e contra. Achei fantástico essa parte "Os conteúdos estavam embasados na objetividade do conhecimento e os métodos eram programados passo-a-passo, com uso de livros didáticos, principalmente". Pois vejo que a escola está perdida, e os professores também... Falta objetividade, motivação para o futuro, sem falar da falta de prestígio dos mesmos. Porém o quer era ruim é excesso capitalista, e falta de criticidade e reflexão.

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    1. gostei da sua resposta ,parabens

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    2. Nathan, sua análise ao tecnicismo foi bem crítica. Como você mesmo menciona, são os prós e os contras. Parabéns!!

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    3. Só não entendi porque mudaram o meu nome para Unknown.

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    4. Motivação nós temos, não temos liberdade, isso sim, pois enquanto estamos estudando no curso de pedagogia, trassamos metas, objetivos, que são engolidos pelo mec. Isso é o que torna o tecnicismo ruim, claro não de todo, nenhuma forma pedagogica foi completamente ruim, mas tirou a liberdade e o direito de ideias, de pensamento, com base que o homem não tinha o direito de pensar e desenvolver, quem nascia pobre nunca chegaria ao topo, a ideia era essa, e só servia para enriquecer o capital, da alta burguesia.

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    5. Atualmente nós usamos um pouco de cada das teorias pedagógicas por que a realidade social exige grande esforço dos professores para adaptar as aulas à aprendizagem do aluno. Caso contrário seríamos ditadores e não professores, mediadores e incentivadores da educação.

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    6. "Trassamos" é vindo de traço, então "Traçamos". Pensa um aluno ler isso? Que teoria utilizaríamos para explicar?

      Segundamente, concordo que hoje há um combinado de teorias pedagógicas e que todas tem seu valor em algum poto do aprendizado.

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    7. Preciso saber quais são os pontos positivos do tecnicismo

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    9. Katlyn Criss, este método foi implantado no Brasil a partir dos anos 60 e tinha como finalidade principal formar mão de obra especializada para acompanhar o crescimento do país naquela década e nas seguintes. Só quem não gosta de trabalho, e muito menos de trabalhar, e quer apenas achar algo de negativo e não se rende aos muitos benefícios deste ensino que formou muita gente boa, é quem fala mal do tecnicismo.Formou muitos técnicos,muitos engenheiros e professores, e estes contribuíram muito para o crescimento do Brasil. Hoje encontramos nas salas de aula meninas e meninos dançando FUNK, mexendo os quadris de forma sensual e simulando sexo. Será que é isso que é bom para a formação destes adolescentes e desenvolvimento do país?

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  4. Parabéns pelo site. A leitura encontra-se com uma linguagem simples, explicativa e de fácil compreensão.

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  6. muito bom de se entender, com poucas palavras, em resumo entendi o que nos livros demoramos meses para compreender.

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  7. Infelizmente o mundo capitalista exige da sociedade resultados práticos, com o mínimo de prejuízo possível. E o ensino tecnicista tenta podar a criticidade que as matérias de humanas como História, Geografia e Filosofia possuem. O ser humano precisa deixar de ser uma máquina.

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    1. O que dizer da reforma do ensino médio onde a História e a Geografia deixam de ser obrigatórias?

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  8. Parabéns ao desenvolvedor do site, esta me ajudando muito com a faculdade.

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  9. Por favor, muito cuidado ao associar a pedagogia tecnicista com o behaviorismo (você estudou a filosofia behaviorista antes de falar isso?). Primeiro ponto: essa filosofia não reduz a importância das emoções e sentimentos. Segundo ponto (talvez o mais importante): professor e aluno NAO FICAM em segundo plano, de maneira nenhuma. O behavirismo é a filosofia que embasa as práticas da análise do comportamento, que aplicada a educação procura ferramentas de tornar os métodos de ensino mais eficazes no sentido de que o aluno aprenda, levando em conta as necessidades individuais de cada um. O professor é peça fundamental nesse processo, figurando de modo ativo para planejar e estruturar tecnologias de ensino que possibilitem um ensino mais eficaz no sentido que seja algo que realmente ajude o aluno a aprender. Caso tenha dúvidas, leia 'Tecnologia do Ensino' de Skinner (ah, o termo tecnologia usado no título do livro refere-se a práticas que possam melhorar a educação). Por favor, cuidado com o que escreve.

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    1. Parabéns pela sua colocação, falou e disse com propriedade! No Brasil vivemos em cima de modismos pedagógicos comandados por teóricos que nunca frequentaram o chão de sala de aula. Se o professor tem liberdade para ensinar deve então ter liberdade de planejar. Neste ponto disse bem Piaget " a aprendizagem é um processo interno e continuo".

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  10. Skinner? Mas não esse mesmo que diz em seus estudos que somos condicionados? Caixa de Skinner* Creio que o Skinner trata as pessoas como meros seres condicionados, onde tudo o que se faz é reproduzir aquilo que se aprendeu até que esteja de forma automática sendo reproduzidos.. Voltando ao comentário mais a cima, não devemos ser tratados como máquinas. Cada um tem seu tempo e modo de aprendizagem! Creio que o tecnicismo em partes ajuda, porém em outras regride! Vide avaliação que tem por objetivo a verificação formal dos conteúdos, ora, sabemos que atualmente em uma avaliação os valores qualitativos se sobressaem aos quantitativos. Assim sendo, não posso fazer uma verificação formal em um aluno que está atravessando um momento ruim em sua vida particular e que o atrapalha na tal verificação. A avaliação deve ser processual, ao longo de todo o período. Há quem defenda aquela vertente, eu porém prefiro outras vertentes, aliás, se nós professores não podemos mudar a EDUCAÇÃO, quem o poderá?

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  11. Parabéns ao site por dividir conosco o tema e nos proporcionar um debate positivo, a fim de levantar ideias para mudanças na educação de nosso país .uma vez que o meio ou caminho a ser trilhado para o novo e o diálogo.

    Considero a opinião da drielli de catro; a culpa é de nosso pensamento to de se acomodar com tal circunstância, sem visar um amanhã melhor por achar que não podemos fazer nada. E até poético!!! Concordo plenamente contigo.

    Porque todas as nossas atitudes são frutos de nossos pensamentos.
    Obrigado a todos.

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  12. No texto abaixo, Luckesi (2011) resume o papel da escola na Pedagogia Tecnicista.

    “Em um sistema social harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas. À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem à máquina social global”.

    Para a resolução desta questão, clique no link abaixo e leia o texto publicado, com o tema: “O modelo Tecnicista de Educação”.

    http://cantodestudo.blogspot.com/2011/05/o-modelo-tecnicista-de-educacao.html

    Conforme nossos estudos, julgue se são corretas as características da Pedagogia Tecnicista, listadas a seguir.

    I. A Pedagogia Tecnicista está no âmbito das tendências liberais, porque tem como objetivo o desenvolvimento integral do aluno, por meio da aquisição de habilidades, para que ele possa modificar a sociedade onde vive.

    II. Surgida no momento da industrialização brasileira, a Pedagogia Tecnicista visa formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.

    III. Os conteúdos trabalhados na Pedagogia Tecnicista são aqueles produzidos pelos alunos nas experimentações e nas interações realizadas na sala de aula.

    IV – Na Pedagogia Tecnicista, o professor é visto como um administrador do planejamento, tornando-se um mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e avaliação, sem questioná-los.

    V - Constituiu-se numa prática pedagógica fortemente controladora das ações dos alunos e, até, dos
    professores, direcionadas por atividades repetitivas, realizadas sem a reflexão e absolutamente programadas.
    Em relação às características dessa tendência, assinale a alternativa correta. *
    100 pontos
    Apenas a afirmativa IV está correta.
    Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
    As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
    Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

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  13. Gostei muito do site. Recorri para pesquisa pois voltei a estudar aos 55 anos e estou fazendo Pedagogia e amando muito. Espero poder Alfabetizar alguém um dia. Jovens e adultos. Sou produto do modelo tecnicista de ensino. Nunca dei aula. Sou formada em Tec em Contabilidade. Concordo os pós e contras supra citados. E acredito que está muito difícil para os professores de hoje mas temos que ter esperança!

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  14. Na verdade paramos e pensamos que sociedade realmente queremos? Um capitalismo desenfreado? Resposta:nos tornamos mais maquina que humano não está mais a vendo uma interação entre as pessoas, onde vamos são pessoas sendo escravas (ex:celular ) não tem mais aquele contato muito menos o diálogo entre as mesmas.

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